domingo, 13 de outubro de 2013

O Que o Alcorão Realmente Diz Sobre os Judeus e a Terra De Israel?

 
O Corão reconhece que Israel é a terra dos Judeus

http://www.jewsnews.co.il/2013/10/03/what-does-the-koran-really-say-about-jews-and-the-land-of-israel/

Jerusalém: Patrimônio Religioso para uma administração única Contemporânea

Professor Abdul Hadi Palazzi, diretor do Instituto Culturale della Comunitá Italiana Islamica (Instituto Cultural da Comunidade islâmica italiana ), em Roma, que vai falar sobre a santidade de Jerusalém para o povo judeu.

As fontes de que ele pretende citar , tanto a Bíblia e o Alcorão, indicam que, assim como Meca é sagrada para o Islã, então é Jerusalém sagrado para o judaísmo . Ele não vê contradição no fato de que Jerusalém, também sagrado para os muçulmanos, devem estar sob soberania judaica.

Como ele nos diz, ele não é político, ele é apenas o que nos dá o benefício de sua opinião como um teólogo, um erudito religioso: Não há nada de errado, ele diz, com Jerusalém sendo a capital indivisível do Estado Judeu, sob soberania israelense .

Aqui é ampla ilustração de minha convicção de que nossas idéias podem ser corroboradas a partir de várias direções.

E esta é, repito, apenas um dos temas a ser discutido aqui.

Sou grato ao Presidente Weizman para hospedar a sessão de abertura do seminário . Permitam-me expressar a esperança de que nossas discussões serão interessante e proveitosa.

Qualquer discussão sobre o problema da soberania sobre Jerusalém significa necessariamente envolvimento em um tipo de investigação que tem implicações políticas, culturais, psicológicas e religiosas. Para judeu ou muçulmano, religioso ou secular, pensando em Jerusalém significa sentir-se razão e sentimento se misturavam .
Neste artigo eu não quero entrar em características específicas diretamente relacionadas com a política, mas, como um estudioso muçulmano e homem de religião, apenas para tentar determinar se, de um ponto de vista islâmico, há alguma razão teológica bem fundamentada que torna impossível para os muçulmanos a aceitar a idéia de reconhecer Jerusalém tanto como um lugar sagrado islâmico e como a capital do Estado de Israel.

1.1 A soberania pertence a Deus

Primeiro, eu gostaria de enfatizar que a idéia de considerar a imigração judaica para a Terra de Israel como uma "invasão" ocidental, e os sionistas como novos "colonizadores", é muito recente e não tem relação com as características básicas da fé islâmica. De acordo com o Alcorão, nenhuma pessoa, povo ou comunidade religiosa pode reivindicar um direito permanente de posse sobre um determinado território, uma vez que a terra pertence exclusivamente a Deus, que é a liberdade de confiar direitos de soberania para quem ele gosta e por quanto tempo ele gosta:

قل اللهم مالك الملك تؤتي الملك من تشاء وتنزع الملك ممن تشاء وتعز من تشاء وتذل من تشاء بيدك الخير إنك على كل شيء قدير

"Dize: 'Ó Deus, Rei do reino, Tu dás o reino a quem Tu, e Tu despojastes o reino de quem Te apraz ; endurest Tu com honra a quem Tu, e Tu fazes baixo quem Tu, todo o melhor está na tua mão. Em verdade, Tu tens o poder sobre todas as coisas'. "
Alcorão , Sura Al -i- Imran ("The Imrans " ) , 03:26 ( Palazzi tradução )

A partir deste verso pode-se deduzir um princípio básico da filosofia monoteísta da história: Deus pode escolher como ele gosta como às relações entre os povos e países. Às vezes, Ele dá uma terra para um povo, e às vezes Ele retoma Sua posse e dá-lo para outro povo. Em termos gerais, pode-se dizer que Ele dá como recompensa pela obediência e leva de volta como uma punição por maldade, mas esta regra não nos permite dizer que os caminhos de Deus são sempre simples e claro para o nosso entendimento.

1.2 Anti-sionismo é anti-islâmico

A idéia do Islã como um fator que impede os árabes de reconhecer qualquer direito soberano dos judeus sobre a Palestina é bastante recente e pode de maneira nenhuma ser encontrado em fontes clássicas islâmicas. Para ver o anti-sionismo como uma conseqüência direta do Islã é uma forma de desentendimento explícita o que implica a transformação do Islã de uma religião em uma ideologia secularizada .

Esta foi originalmente feito pelo último Mufti de Jerusalém, Amin al-Husseini, que foi responsável pela maior parte das derrotas árabes e durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou com Adolf Hitler. Mais tarde, Jamal el -Din Abdel-Nasser baseou sua política de pan-arabismo, o ódio aos judeus e aliança com a União Soviética. Todas estas doutrinas foram a verdadeira causa do atraso árabe. A maioria dos erros de Nasser foram posteriormente corrigidos pelo mártir Anwar Sadat .

Após a derrota do nasserismo, os movimentos de "fundamentalistas" fez o anti-sionismo uma parte notável de sua propaganda, tentando descrever a chamada "luta pela libertação da Palestina", como enraizada na tradição islâmica e derivada de princípios religiosos.

1.3 Tanto a Bíblia e o Alcorão confirmam que Deus deu a terra de Israel aos filhos de Israel, e que Ele vai trazer os filhos de Israel de volta à Terra de Israel no Fim dos Dias

Este plano para a transformação do Islã em uma ideologia de luta política, no entanto, encontra um obstáculo significativo, uma vez que tanto o Alcorão e a Torá indicam claramente que a ligação entre os Filhos de Israel e a Terra de Canaã, não depende de qualquer tipo do projeto de colonização, mas diretamente sobre a vontade de Deus Todo-Poderoso.

Aprendemos com Escrituras judaicas e islâmicas que Deus, através do Seu escolhido servo Moisés, decidiu libertar os filhos de Israel da escravidão no Egito e fazê-los herdeiros da Terra Prometida. Quem afirma que a soberania judaica sobre a Palestina é algo recente e dependente de maquinações políticas é de fato negador da história, da revelação e da profecia, bem como os claros ensinamentos dos livros sagrados.

O Alcorão cita as palavras exatas com que Moisés ordenou que os israelitas conquistassem a Terra:

وإذ قال موسى لقومه يا قوم اذكروا نعمة الله عليكم إذ جعل فيكم أنبياء وجعلكم ملوكا وآتاكم ما لم يؤت أحدا من العالمين يا قوم ادخلوا الأرض المقدسة التي كتب الله لكم ولا ترتدوا على أدباركم فتنقلبوا خاسرين
"E (lembre-se), quando Moisés disse ao seu povo: Ó povo meu, chamada na lembrança o favor de Deus para você, quando ele produziu profetas entre vós, vos fez reis, e deu-lhe o que Ele não tinha dado a qualquer outro entre os povos. Ó povo meu, entra na Terra Santa que Deus atribuiu a vós, e não retrocedereis ignominiosamente, para, em seguida, você não seja destruído, a sua própria ruína ".
Alcorão , Sura Maida ("The Table" ) , 5:20-21 ( tradução Palazzi )

Além disso, "fundamentalistas" ( Wahhabis ) sempre "esquecem" este ponto - o Alcorão refere-se abertamente para a reintegração dos judeus na Terra de Israel antes do Juízo Final , onde diz :

وقلنا من بعده لبني إسرائيل اسكنوا الأرض فإذا جاء وعد الآخرة جئنا بكم لفيفا
" E depois disso dissemos aos filhos de Israel : ' Habite com segurança na Terra Prometida . E quando a última advertência vai acontecer , vamos reuni-lo junto a uma multidão unificada " .
Alcorão , Sura al- Isra ( A Viagem Noturna ) - Bani Isra'il ( Filhos de Israel) , 17:104 ( tradução Palazzi )

1.4 A soberania judaica sobre Jerusalém

O argumento mais comum contra o reconhecimento islâmico da soberania de Israel sobre Jerusalém é que, como al-Quds é um lugar sagrado para os muçulmanos, os muçulmanos não podem aceitar serem governados por não-muçulmanos, porque tal aceitação seria uma traição ao Islã.

Antes de expressar nosso ponto de vista sobre esta questão, devemos refletir sobre a razão pela qual Jerusalém e a Mesquita de al-Aqsa mantêm uma posição tão sagradas no Islã. Como todos devem saber, a definição de Jerusalém como um lugar sagrado islâmico depende de al-Mi'raj, a ascensão do profeta Maomé ao céu, que começou a partir do Santo Rock.

Apesar de lembrar isso, temos de admitir que não há nenhuma ligação real entre al-Mi'raj e direitos de soberania sobre Jerusalém, desde quando al-Mi'raj ocorreu quando a cidade não estava sob domínio islâmico, mas sob a administração bizantina. Além disso, o Alcorão reconhece expressamente que Jerusalém desempenha o mesmo papel para os judeus assim como tem Meca para os muçulmanos.

Lemos:

ما تبعوا قبلتك وما أنت بتابع قبلتهم وما بعضهم بتابع قبلة بعض
"Eles não seguem a tua direção da oração (qibla), nem tu és a seguir sua direção da oração, nem mesmo eles vão seguir a orientação da oração uns dos outros".
Alcorão , Sura Al Baqarah ("The Novilha " ) , 2:145 ( tradução Palazzi )

Todos os comentaristas do Alcorão explicam que " teu qibla" é claramente a Caaba de Meca, enquanto "sua qibla " refere-se ao Monte do Templo ( Bayt al-Maqdis ) em Jerusalém. Para citar apenas um dos mais importantes deles, lemos no comentário de Qadi Baydawi :

"Em verdade, em suas orações, os judeus orientam-se em direção ao Rock (sakhrah), enquanto os cristãos orientam-se para o leste".
M. Sheikh Zadeh , Hashiyya ala tafsir al-Qadi al-Baydawi , ( Istambul : 1979)

Ao contrário do que "fundamentalistas islâmicos " ( Wahhabis ) afirmam continuamente, o Livro do Islã - como acabamos de ver agora - reconhece o Monte do Templo ( Bayt al-Maqdis ) em Jerusalém, como o sentido judaico de oração. Alguns exegetas muçulmanos também citam o Livro de Daniel , como prova disso:

"E quando Daniel soube que o edital estava assinado, entrou em sua casa - agora suas janelas estavam abertas em seu quarto alto em direção a Jerusalém - e ele punha de joelhos, três vezes por dia, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como fez outrora " .
Daniel 06:11

Depois de analisar as passagens do Alcorão mais relevantes neste contexto, facilmente se conclui que, como ninguém quer negar aos muçulmanos a soberania completa sobre Meca, de um ponto de vista islâmico, não há nenhuma razão teológica para negar aos judeus os mesmos direitos sobre Jerusalém.

Se nós nos vemos como homens religiosos, que deve incluir necessariamente a justiça entre as nossas qualidades. Quanto ao argumento, temos que admitir que a mesma idéia de justiça exige que tratemos os judeus, cristãos e muçulmanos também. Nenhuma comunidade pode exigir para si privilégios que ela não está pronta a reconhecer para os outros.

Sabemos que os católicos romanos veem Roma como sua capital. O fato de que Roma tem a maior mesquita da Europa e uma comunidade judaica antiga, não altera o seu papel como o centro mundial do catolicismo . Ainda mais pode ser dito de Meca: É o principal centro religioso para os muçulmanos em todo o mundo e está completamente sob administração islâmica .

Respeitando esse princípio de justiça, estamos necessariamente concluindo que os israelenses como uma nação e os judeus como uma religião devem ter o sua próprio capital política e religiosa, sob sua exclusiva administração, apesar de conter alguns lugares considerados sagrados pelas outras duas religiões abraâmicas (cristianismo e islamismo).

Para mim, esta é a única base realista para qualquer discussão sobre o futuro da Cidade Santa. As outras partes devem entender que os judeus nunca vão concordar em ter menos direitos do que as outras religiões, e que os israelenses nunca vão concordar ver a Cidade de David, dividida em duas partes.

Se todo mundo ficou feliz em ver o Muro de Berlim destruído, foi porque a própria ideia de separação forçada dentro de uma única cidade é algo desagradável para a sensibilidade humana. Não podemos sequer pensar em criar uma outra Berlim, no coração do Oriente Médio. Claro, a idéia de "duas Jerusalems", se alguma vez realizada, será de modo algum uma solução, mas uma fonte de novos problemas e conflitos.

É bastante claro que o futuro de Jerusalém, requer o acordo geral. Em nossa opinião, os únicos parceiros confiáveis ​​para Israel parece ser a Santa Sé e o Reino Hachemita da Jordânia. Eles devem entender que os israelenses nunca vão concordar mesmo para discutir a possibilidade de dividir a sua capital e centro espiritual, enquanto que Israel deve conceder cristãos e muçulmanos, considerável autonomia na administração de seus respectivos lugares santos.

Aqueles que falam de Jerusalém como a futura capital de "dois estados diferentes" sabem muito bem que esse tipo de proposta não tem base na realidade. É hora de propor soluções criativas e de se envolver em um projeto global para o desenvolvimento do Oriente Médio como um todo, de modo que a coexistência pacífica com Israel pode fazer uma contribuição real para a superação do atraso da maioria dos países islâmicos.

1.5 Proibir judeus, cristãos e outros não-muçulmanos de rezar no Monte do Templo ( Bayt al-Maqdis )

A administração dos lugares sagrados de Jerusalém é um assunto muito complicado, e não é possível aqui entrar em detalhes . Gostaríamos, no entanto, de mencionar algo que parece insuportável para qualquer pessoa de consciência religiosa: O fato de que neste momento o governo islâmico de Bayt al-Maqdis ( Monte do Templo) autorizam judeus a visitar o Monte do Templo, mas não para rezar lá. Há funcionários especiais na área, cuja tarefa é garantir que os visitantes judeu no Monte do Templo não estejam movendo os lábios em oração.

Para mim, isso é claramente contrário de prescrições e regras islâmicas. Vimos que o Alcorão declara o Rock a qibla ( direção da oração ) para os judeus. Como, então, é possível que - em nome do Islã - alguém se atreve a proibir os judeus de orar no lugar que Deus designou como seu qibla ?

Este é um claro exemplo de um caso em que princípios pseudo-religiosos podem trabalhar contra o verdadeiro espírito da religião. Além disso, devemos nos perguntar: é possível para quem crê em Deus, proibir um outro ser humano a orar? Que tipo de religião pode deixar-nos interferir na relação entre o Criador e Suas criaturas ?

Nesta altura, o Alcorão diz :

وإذا سألك عبادي عني فإني قريب أجيب دعوة الداع إذا دعان فليستجيبوا لي وليؤمنوا بي لعلهم يرشدون
"Quando Meus servos te perguntam sobre mim, estou realmente perto deles, eu respondo a oração de cada suplicante que chama em mim".
Alcorão , Sura al- Baqarah ( " A Vaca " ) , 2:186 ( tradução Palazzi )

Este versículo explica que Deus está sempre perto de seus servos, quando eles estão orando. Onde quer que estejamos e quem somos, de acordo com o Alcorão, podemos ter certeza de que Deus está ouvindo nossas orações e respondê-las, embora, é claro, que nem sempre são capazes de entender a Sua resposta.

Sendo este o caso, ninguém que acredita em Deus pode, eventualmente, evitar que outras pessoas orando, não obstante o fato de que eles pertencem a uma outra tradição religiosa.

A própria idéia de se opor orações de alguém revela uma verdadeira profunda falta de fé.


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TEXTO ORIGINAL :


What Does The Koran Really Say About Jews And The Land Of Israel?
Posted on 10/3/2013 by admin
The Koran recognizes that Israel is the land of the JewsProfessor Abdul Hadi Palazzi, Director of the Istituto Culturale della Comunita Islamica Italiana (Cultural Institute of the Italian Islamic Community) in Rome, who will speak on the sanctity of Jerusalem to the Jewish People.

The sources he intends to quote, from both the Bible and the Qur’an, indicate that, just as Mecca is sacred to Islam, so is Jerusalem sacred to Judaism. He sees no contradiction in the fact that Jerusalem, also sacred to the Muslims, should be under Jewish sovereignty.

As he tells us, he is no politician; he is merely giving us the benefit of his opinion as a theologian, a religious scholar: There is nothing wrong, he says, with Jerusalem being the undivided capital of the Jewish State, under Israeli sovereignty.

Here is ample illustration of my conviction that our ideas may be corroborated from various directions.

And this is, I repeat, only one of the topics to be discussed here.

I am indebted to President Weizman for hosting the opening session of the seminar. Let me express the hope that our discussions will be interesting and fruitful.

Jerusalem: Three-Fold Religious Heritage for a Contemporary Single Administration

Any discussion of the problem of sovereignty over Jerusalem necessarily means involvement in a kind of investigation that has political, cultural, psychological and religious implications. For Jew or Muslim, religious or secular, thinking of Jerusalem means to feel reason and sentiment mingled together.
In this paper I do not want to enter into specific features directly connected with politics; but, as a Muslim scholar and man of religion, only to try and determine whether, from an Islamic point of view, there is some well-grounded theological reason that makes it impossible for Muslims to accept the idea of recognizing Jerusalem both as an Islamic holy place and as the capital of the State of Israel.

Professor Abdul Hadi Palazzi, Director of the Istituto Culturale della Comunita Islamica Italiana (Cultural Institute of the Italian Islamic Community) in Rome, spoke on the sanctity of Jerusalem to the Jewish People.

The sources he quotes from, both the Bible and the Qur’an, indicate that, just as Mecca is sacred to Islam, so is Jerusalem sacred to Judaism. He sees no contradiction in the fact that Jerusalem, also sacred to the Muslims, should be under Jewish sovereignty.

There is nothing wrong, he says, with Jerusalem being the undivided capital of the Jewish State, under Israeli sovereignty.

1.1 Sovereignty belongs to God

First, I would like to emphasize that the idea of considering Jewish immigration to the Land of Israel as a western “invasion”, and Zionists as new “colonizers”, is very recent and has no relation to the basic features of Islamic faith. According to the Qur’an, no person, people or religious community can claim a permanent right of possession over a certain territory, since the earth belongs exclusively to God, Who is free to entrust sovereign rights to anyone He likes and for as long as He likes:

قُلِ اللَّهُمَّ مَالِكَ الْمُلْكِ تُؤْتِي الْمُلْكَ مَن تَشَاء وَتَنزِعُ الْمُلْكَ مِمَّن تَشَاء وَتُعِزُّ مَن تَشَاء وَتُذِلُّ مَن تَشَاء بِيَدِكَ الْخَيْرُ إِنَّكَ عَلَىَ كُلِّ شَيْءٍ قَدِيرٌ

“Say: ‘O God, King of the kingdom, Thou givest the kingdom to whom Thou pleasest, and Thou strippest off the kingdom from whom Thou pleasest; Thou endurest with honour whom Thou pleasest, and Thou bringest low whom Thou pleasest; all the best is in Thy hand. Verily, Thou hast power over all things’”.
Qur’an, Sura Al-i-Imran (“The Imrans”), 3:26 (Palazzi translation)

From this verse one can deduce a basic principle of the monotheistic philosophy of history: God can choose as He likes as to relationships between peoples and countries. Sometimes He gives a land to a people, and sometime He takes His possession back and gives it to another people. In general terms, one might say that He gives as a reward for obedience and takes back as a punishment for wickedness, but this rule does not permit us to say that God’s ways are always plain and clear to our understanding.

1.2 Anti-Zionism is un-Islamic

The idea of Islam as a factor that prevents Arabs from recognizing any sovereign right of Jews over Palestine is quite recent and can by no means be found in Islamic classical sources. To see anti-Zionism as a direct consequence of Islam is a form of explicit misunderstanding which implies the transformation of Islam from a religion into a secularized ideology.

This was originally done by the late mufti of Jerusalem, Amin al-Husseini, who was responsible for most of the Arab defeats and during World War Two collaborated with Adolf Hitler. Later, Jamal el-Din Abd el-Nasser based his policy on Pan-Arabism, hatred for Jews and alliance with the Soviet Union. All these doctrines were the real cause of Arab backwardness. Most of Nasser’s mistakes were afterwards corrected by the martyr Anwar Sadat.

Following the defeat of Nasserism, “fundamentalist” movements made anti-Zionism an outstanding part of their propaganda, trying to describe the so-called “fight for liberation of Palestine” as rooted in Islamic tradition and derived from religious principles.

1.3 Both the Bible and the Qur’an confirm that God gave the Land of Israel to the Children of Israel, and that He will bring the Children of Israel back to the Land of Israel at the End of Days

This plan for the transformation of Islam into an ideology of political struggle nevertheless encounters a significant obstacle, since both the Qur’an and the Torah indicate quite clearly that the link between the Children of Israel and the Land of Canaan does not depend on any kind of colonization project but directly on the will of God Almighty.

We learn from Jewish and Islamic Scriptures that God, through His chosen servant Moses, decided to free the offspring of Israel from slavery in Egypt and to make them inheritors of the Promised Land. Whoever claims that Jewish sovereignty over Palestine is something recent and dependent on political machinations is in fact denying the history of revelation and prophecy, as well as the clear teachings of the holy books.

The Qur’an cites the exact words with which Moses ordered the Israelites to conquer the Land:

وَإِذْ قَالَ مُوسَى لِقَوْمِهِ يَا قَوْمِ اذْكُرُواْ نِعْمَةَ اللّهِ عَلَيْكُمْ إِذْ جَعَلَ فِيكُمْ أَنبِيَاء وَجَعَلَكُم مُّلُوكًا وَآتَاكُم مَّا لَمْ يُؤْتِ أَحَدًا مِّن الْعَالَمِين يَا قَوْمِ ادْخُلُوا الأَرْضَ المُقَدَّسَةَ الَّتِي كَتَبَ اللّهُ لَكُمْ وَلاَ تَرْتَدُّوا عَلَى أَدْبَارِكُمْ فَتَنقَلِبُوا خَاسِرِينَ

“And (remember) when Moses said to his people: ‘O My People, call in remembrance the favour of God unto you, when he produced prophets among you, made you kings, and gave to you what He had not given to any other among the peoples. O My People, enter the Holy Land which God has assigned unto you, and turn not back ignominiously, for then will ye be overthrown, to your own ruin”.
Qur’an, Sura Maida (“The Table”), 5:20-21 (Palazzi translation)

Moreover – and “fundamentalists” (Wahhabis) always “forget” this point – the Holy Qur’an quite openly refers to the reinstatement of the Jews in the Land of Israel before the Last Judgment, where it says:

وَقُلْنَا مِن بَعْدِهِ لِبَنِي إِسْرَائِيلَ اسْكُنُواْ الأَرْضَ فَإِذَا جَاء وَعْدُ الآخِرَةِ جِئْنَا بِكُمْ لَفِيفًا

“And thereafter We said to the Children of Israel: ‘Dwell securely in the Promised Land. And when the last warning will come to pass, We will gather you together in a mingled crowd’”.
Qur’an, Sura al-Isra (The Night Journey) – Bani Isra’il (Children of Israel), 17:104 (Palazzi translation)

1.4 Jewish Sovereignty over Jerusalem

The most common argument against Islamic acknowledgment of Israeli sovereignty over Jerusalem is that, as al-Quds is a holy place for Muslims, Muslims cannot accept its being ruled by non-Muslims, because such acceptance would be a betrayal of Islam.

Before expressing our point of view on this question, we must reflect upon the reason that Jerusalem and the al-Aqsa Mosque hold such a sacred position in Islam. As everyone should know, the definition of Jerusalem as an Islamic holy place depends upon al-Mi’raj, the Ascension of the Prophet Muhammad to heaven, which began from the Holy Rock.

While remembering this, we must admit that there is no real link between al-Mi’raj and sovereign rights over Jerusalem, since when al-Mi’raj took place the city was not under Islamic, but under Byzantine administration. Moreover, the Qur’an expressly recognises that Jerusalem plays the same role for Jews that Mecca has for Muslims.
We read:

مَّا تَبِعُواْ قِبْلَتَكَ وَمَا أَنتَ بِتَابِعٍ قِبْلَتَهُمْ وَمَا بَعْضُهُم بِتَابِعٍ قِبْلَةَ بَعْضٍ

“They would not follow thy direction of prayer (qibla), nor art thou to follow their direction of prayer; nor indeed will they follow each other’s direction of prayer”.
Qur’an, Sura Al Baqarah (“The Heifer”), 2:145 (Palazzi translation)

All Qur’anic commentators explain that “thy qibla” is clearly the Ka’ba of Mecca, while “their qibla” refers to the Temple Mount (bayt al-maqdis) in Jerusalem. To cite just one of the most important of them, we read in Qadi Baydawi’s commentary:

“Verily, in their prayers Jews orient themselves toward the Rock (sakhrah), while Christians orientated themselves eastwards”.
M. Sheikh Zadeh, Hashiyya ala tafsir al-Qadi al-Baydawi, (Istanbul: 1979)

As opposed to what Islamic “fundamentalists” (Wahhabis) continuously claim, the Book of Islam – as we have just now seen – recognises the Temple Mount (bayt al-maqdis) in Jerusalem as the Jewish direction of prayer. Some Muslim exegetes also quote the Book of Daniel as proof of this:

“And when Daniel knew that the writing was signed, he went into his house — now his windows were open in his upper chamber toward Jerusalem — and he kneeled upon his knees three times a day, and prayed, and gave thanks before his God, as he did aforetime”.
Daniel 6:11

After reviewing the most relevant Qur’anic passages in this connection, one easily concludes that, as no one wishes to deny Muslims complete sovereignty over Mecca, from an Islamic point of view there is no sound theological reason to deny Jews the same rights over Jerusalem.

If we see ourselves as religious men, we must necessarily include justice among our qualities. As regards the argument, we have to admit that the same idea of justice requires that we treat Jews, Christians and Muslims equally. No community can demand for itself privileges that it is not ready to recognise for others.

We know that Roman Catholics see Rome as their own capital. The fact that Rome has the largest mosque in Europe and an ancient Jewish community does not alter its role as the world center of Catholicism. Even more can be said of Mecca: It is the main religious center for Muslims the world over and is completely under Islamic administration.

Respecting this principle of fair-mindedness, we necessarily conclude that Israelis as a nation and Jews as a religion must have their own political and religious capital, under their sole administration, even though it contains certain places regarded as sacred by the other two Abrahamic faiths (Christianity and Islam).

To my mind, this is the only realistic ground for any discussion of the future of the Holy City. The other parties must understand that Jews will never agree to have less rights than other religions, and that Israelis will never agree to see David’s City divided into two parts.

If everyone was happy to see the Berlin Wall destroyed, it was because the very idea of forced separation within a single city is something objectionable to human sensitivity. We cannot even think of creating another Berlin in the heart of the Middle East. Of course, the idea of “two Jerusalems”, if ever realized, will by no means be a solution, but a source of new troubles and conflicts.

It is quite clear that the future of Jerusalem requires general agreement. In our opinion, the only reliable partners for Israel seem to be the Holy See and the Hashemite Kingdom of Jordan. They must understand that Israelis will never agree even to discuss the possibility of dividing their capital and spiritual center, while Israel must grant Christians and Muslims considerable autonomy in the administration of their respective Holy Places.

Those who speak of Jerusalem as the future capital of “two different states” know very well that this kind of proposal has no basis in reality. It is time to suggest imaginative solutions, and to become involved in a global project for the development of the Middle East as a whole, so that peaceful coexistence with Israel can make a real contribution to overcoming the backwardness of most Islamic countries.

1.5 Prohibiting Jews, Christians and other non-Muslims from praying on the Temple Mount (bayt al-maqdis)

The administration of the holy places in Jerusalem is a very complicated issue, and it is not possible here to enter into details. We would nevertheless like to mention something that appears unbearable for any person of religious conscience: The fact that at present the Islamic administration of bayt al-maqdis (Temple Mount) permits Jews to visit the Temple Mount but not to pray there. There are special officials in the area whose task is to ensure that Jewish visitors on the Temple Mount are not moving their lips in prayer.

To my mind, this is clearly opposed to Islamic prescriptions and rules. We have seen that the Holy Qur’an declares the Rock a qibla (direction of prayer) for Jews. How then, is it possible that – in the name of Islam – someone dares to forbid Jews to pray in the place that God has appointed as their qibla?

This is a clear example of a case in which pseudo-religious principles may work against the real spirit of religion. Moreover, we must ask: Is it possible for someone who believes in God to forbid another human to pray? What kind of religion can let us interfere in the relationship between the Creator and His creatures?

On this point the Qur’an says:

وَإِذَا سَأَلَكَ عِبَادِي عَنِّي فَإِنِّي قَرِيبٌ أُجِيبُ دَعْوَةَ الدَّاعِ إِذَا دَعَانِ فَلْيَسْتَجِيبُواْ لِي وَلْيُؤْمِنُواْ بِي لَعَلَّهُمْ يَرْشُدُونَ

“When My servants ask thee concerning Me, I am indeed close to them: I answer the prayer of every suppliant who calleth on Me”.

Qur’an, Sura al-Baqarah (“The Cow”), 2:186 (Palazzi translation)

This verse explains that God is always close to His servants when they are praying. Wherever we are and whoever we are, according to the Qur’an we can be sure that God is listening to our prayers and will answer them, although, of course, we are not always able to understand His response.

This being the case, no one who believes in God can possibly prevent others praying, notwithstanding the fact that they belong to another religious tradition.

The very idea of opposing someone’s prayers reveals a really deep lack of faith.















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